O empreendedorismo é essencial para a geração de riquezas do país.
Ele promove o crescimento econômico, melhora a condição de vida das pessoas, gera mais empregos e com isso vem o aumento de renda da população.
Empreendedorismo é uma qualidade que, ao mesmo tempo, indica uma postura intelectual e uma capacidade de ter iniciativa.
O empreendedor tem afeição pelo novo. Por resolver problemas, pensar em soluções inovadoras e mobilizar pessoas em torno de um propósito, mas não necessariamente só pode assumir esse papel quem cria uma empresa do zero, também é possível empregar essas qualidades dentro da empresa onde você trabalha.
Se você opta pela carreira solo, você está por conta. Precisa aprender a identificar as ideias boas, procurar cursos que possam abrir caminhos, mas dentro de uma empresa seu trabalho é menos complicado, contudo mais intenso, pois você presta contas para outra pessoa.
E eles estão contando com você para melhorar o próprio negócio. Independentemente de onde, quem empreende mobiliza e gerencia recursos para gerar algum tipo de valor. O empreendedorismo tem uma grande importância das pessoas que se dedicam a explorar essa capacidade de criar e colocar em prática soluções novas.
Alguns dos principais fatores que dão grande importância socioeconômica ao empreendedorismo são: Geração de emprego e renda, consequentemente, maior poder aquisitivo na população.
Concorrência, pois quando há várias empresas disputando determinado mercado, é comum que haja consequências positivas para os consumidores. Como poder de escolha, opções de serviços e preços, etc.
Muitos empreendedores focam na criação de soluções melhores ou inexistentes para problemas.
Um exemplo foi o da Mercedes-Benz quando implementou o airbag em seus automóveis para melhorar a segurança de motoristas e passageiros. Então, como podemos perceber, ser empreendedor não é somente ser dono do próprio negócio como muitos pensam.
É sim ter capacidade e coragem para fazer suas ideias saírem do papel.