Storytelling: O hieróglifo dos dias atuais!

por | mar 16, 2021 | Sites / Blogs | 0 Comentários

Storytelling: O hieróglifo dos dias atuais!

 

Você já deve ter visto inúmeras propagandas boas.

Outras tão boas, que desde sua infância acompanham você certo?

Pois bem. Sabia que existe uma arte secreta que tem o poder de levar seu público a um outro patamar de relacionamento?

Essa arte se chama Storytelling.

 

Storytelling nada mais é que a arte de contar uma história. Mas não uma história sem graça, qualquer…

Uma história que vale a pena ser ouvida.

Iguais aos comerciais de natal e de domingo da Coca-Cola, lembra?

 

Procure se lembrar da cena. Do cheiro da brisa do comercial. Da toalha na mesa da família no domingo. Naquele Ursão do Polo Norte todo carismático e fofo!

Se você prestar atenção, a Coca-Cola não fala em nenhum de seus anúncios: ME COMPRE. ME BEBA. ME CONSUMA. ME FAÇA DE GATO E SAPATO… Não.

Ela simplesmente aparece no momento certo e de forma RÁPIDA. Mas a síntese de toda a ideia fica impregnada em nossas mentes como um chiclete e detalhe: pra sempre.

Esse é o poder que uma boa história tem!

Ela deixa em você mais que seu produto. Ela deixa em você uma MARCA.

Mas como funciona essa “coisa” de fazer uma história?

Eu tenho que sair contado minha vida? Tenho que expor minha humilde face nos inúmeros e variados filtros do Instagram? Tenho que aprender a dançar os passinhos da moda????

Nada disso.

Você tem que ter apenas duas coisas:

 

Algo a contar e emoção ao que conta.

Existem vários meios de que você pode utilizar esta ferramenta e fazer a conexão certa com sua audiência.

Identificar a história de seu cliente com a dor que vem acoplado a ela, já é meio caminho andado. Mas não é todo o caminho percorrido!

É preciso ir mais fundo e enxergar além.

Humanizar a mensagem e criar um relacionamento mais próximo entre a sua marca e seu público.

Lembre-se sempre: Seu público é composto por pessoas! Você se comunica com PESSOAS e não com EMPRESAS ou PRODUTOS!

Ainda está com dúvida de como fazer sua Storytelling?

Então vamos entrar em uma jornada interessantíssima, chamada de:

A Jornada do Herói.

1TD - A Jornada do Herói.

Eita! Mas o que é a Jornada do Herói?

Falando de maneira bem resumida, a jornada do herói é o estudo organizado e desenvolvido por Christopher Vogler, importante sociológico, mitólogo e autor.

Vogler estudou as histórias produzidas por diversas civilizações. Em sua busca ele se debruçou sobre livros, contos, lendas, mitologias,histórias folclóricas, histórias passadas apenas de modo verbal, cantigas, contos de fadas, entre muitas e muitas outras produções. Ou seja, por todo esse empenho, ele já deveria ter ganho o título de herói do ano e ter sua foto pendurada na parede. Mas a Saga não para por ai!

 

Nessa pesquisa, Vogler descobriu diversas linhas, diversos elementos narrativos em comum. Histórias de sociedades que jamais tiveram contato umas com as outras tinham diversas similaridades.

Essas similaridades foram transformadas no que Vogler chamou de Monomito. Ou seja, ele defende que há sempre um nervo central por trás de todas as histórias

 

Bem, para simplificarmos o assunto, vamos dizer que o herói é o protagonista da narrativa. Aquele que vai sair do seu lugar comum, passar por diversos desafios e atingir a maturidade.

Esse herói pode ser no senso mais estrito da palavra – alguém que salva outras pessoas e faz boas ações – mas o herói pode ser apenas simbólico. Ele não precisa ser “bonzinho”.

Ou seja, quando falamos sobre a jornada do herói estamos falando sobre alguém que vai superar desafios e chegar o final da jornada com um conhecimento novo.

Dessa forma, esse herói pode ser:

 

Você

A sua marca

O seu produto

Os seus clientes

Os seus parceiros

O mercado

Ok. Ok…E quais são os tão famosos passos desse Herói?

 

Como dissemos, Vogler analisou que diversas histórias tinham pontos em comum. Esses pontos são idênticos em todas elas? Claro que não. Há histórias em que os pontos são claros, enquanto em outras eles ficam apenas implícitos.

Existem até histórias em que eles são ignorados ou ficam em um subtexto tão profundo que não são rastreáveis pelo consumidor comum.

Os 12 pontos da jornada do herói são:

1TD - A Jornada do Herói.

1 Mundo comum

2 Chamado à aventura

3 Recusa do Chamado

4 Encontro com o Mentor

5 Travessia do Primeiro Limiar

6 Provas, Aliados e Inimigos

7 Aproximação da Caverna Secreta

8 Provação

9 Recompensa

10 Caminho de volta

11 Ressurreição

12 Retorno com o Elixir

Eu sei. Eu sei. Parece até um conto do Senhor dos Anéis com todos os reinos e coisa e tal, mas é assim mesmo que funciona.

Vou dissecá-los para que você entenda certinho cada elemento!

Bora lá?

Mundo comum

O mundo comum é o herói em seu habitat natural. Nesse momento, há um desconforto silencioso. Esse herói quer mudar, mas não sabe o que.

Chamado para a aventura

O chamado para a aventura é um acontecimento que balança o mundo comum do herói. Esse acontecimento pode ser natural, ou causado por outra pessoa.

 Recusa do chamado

A recusa do chamado é uma tentativa que o herói tem de se manter em sua zona de conforto. Embora o habitat natural do herói falte algo que ele não sabe o que é, para ele é melhor ficar no certo, do que investir em uma aventura duvidosa. É o famoso: “Não mexe com o que tá queto”

Encontro com o mentor

O encontro com o mentor é quando o herói se depara com alguém ou alguma coisa que faça ele sair de vez da zona de conforto.

Travessia do primeiro limiar

A travessia do primeiro limiar é quando o herói deixa para trás seu mundo conhecido e caminha para dentro do universo novo e incerto.

Provas, aliados e inimigos

As provas, aliados e inimigos são as diversas provações que o herói precisa enfrentar conforme ele se aprofunda cada vez mais no universo distante da sua zona de conforto.

Aproximação da Caverna

A aproximação da caverna secreta é o momento em que o herói pode ver qual será o seu maior desafio.

Provação

A provação é o grande desafio que o herói precisa enfrentar para transformar completamente a sua vida.

Recompensa

A recompensa é o prêmio do herói após vencer a provação.

Caminho de volta

O caminho de volta é a parte onde o herói caminha de volta para a zona de conforto.

Ressurreição

Na ressurreição o herói descobre que a zona de conforto mudou, pois ele mudou. Ele volta transformado e isso faz dele algo completamente novo.

Retorno com o elixir

O retorno com o elixir mostra o herói utilizando os novos conhecimentos e as novas habilidades desenvolvidas durante a jornada. Nesse momento o herói é completamente diferente, e pode até mesmo se tornar o mentor de outra história.

Acredite. Esses 12 passos são capazes de fazer mágica. Pegue o exemplo de qualquer filme de sucesso que você assistiu nos últimos meses e pode ter certeza de que haverá, pelo menos, 6 elementos da jornada do herói presentes nessa produção.

Ou seja, se você quiser contar histórias incríveis, se quiser que a sua marca esteja associada com narrativas que vão deixar os consumidores embasbacados. Invista na jornada do herói.

Aprenda sobre ela, aplique no seu conteúdo e pode ter certeza de que os resultados virão. Ela é infalível. Quer a prova? O monomito está encantando pessoas há mais de dois séculos e tudo indica que ele continuará firme e forte!!

Caso queira falar mais sobre sua jornada HEROICA e aprender mais sobre cada passo, não fique recluso em sua caverna!!!

Bota a cara no sol e chama a gente pra um bate papo!

1TD Conectando Você ao Mundo