Desde os tempos das cavernas, histórias são contadas.
Traços nas paredes. Tinturas a dedo e, de certa forma, uma pitada de mistério e curiosidade envolvia o cenário primitivo.
As tribos (ao menos as que ainda existem), mantém esse formato de transmitir à próxima geração seus valores, costumes e tradições.
Impérios foram construídos quando histórias foram contadas.
Os egípcios sabem bem dessa parte.
Mas você pode estar se perguntando agora.
Tá, mas o que eu ou a minha empresa temos a ver com esse papo todo?
Simples.
Você e sua empresa, a todo momento, contam uma história.
A grande pergunta é: Estão conseguindo ler ou ver a história que você tem passado?
A narrativa que você tem usado tem chamado seu público para sentar perto da fogueira?
Pasme você que os melhores narrativas, são dadas quando demonstramos às pessoas um pouco de nossa própria “tribo”.
Seu hieróglifo tem que estar tatuado na pele de seu cliente a tal ponto dele e você estarem escrevendo com a mesma tinta.
Complexo?
De jeito algum!
Existem 3 coisas que você pode fazer para se tornar parte da tribo de qualquer pessoa e ela da sua. Quer saber quais são? Então vamos lá!
- RECIPROCIDADE: Reciprocidade significa dar e receber, por isso, é uma condição essencial para a qualidade das relações entre as pessoas. Seja recíproco sempre! Até mesmo diante de críticas negativas. Mas lembre-se sempre: Só aceite crítica construtiva de quem também está construindo alguma coisa!
- EMPATIA: Ser alguém empático é ser alguém que se coloque no lugar do outro! Então, quando a outra pessoa por detrás daquele balcão ou tela do computador, percebe que você está se esforçando para entendê-la, ela automaticamente (na grande maioria dos casos), também passará a agir com empatia em relação ao seu produto ou serviço.
- EMOÇÃO: Não existe nada pior que conversar ou lidar com pessoas frias e indiferentes. É como beber café morno. Simplesmente não desce!!! Por isso coloque emoção em tudo o que fizer e colherá bons frutos em forma de resultados!
Agora é só reunir estes 3 fatores e você começará a ter um vislumbre de como finalmente contar sua história para seu cliente!